terça-feira, 10 de julho de 2012

Sim, nós temos vieiras

Coquille saint Jacques para os franceses, scallop para os ingleses, escalopa, concha de santiago ou vieira, na língua espanhola e também na nossa, é um molusco bivalve, presente na culinária de diferentes países. A procura pelo produto vem crescendo no Brasil e a boa notícia é que agora, o país tem sua própria criação de vieiras.

Cultivadas no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, suas características se diferenciam das vieiras vindas de outros locais como Canadá e Chile, país que até então era o principal produtor da América do Sul. A carne de nossas vieiras é tenra e o sabor levemente adocicado. Algumas também têm o tamanho maior.

O ano passado, uma das viagens para a pesquisa de nossos ingredientes foi para Angra dos Reis e Ilha Grande, e na companhia do pesquisador Paulo de Abreu e Lima tive a oportunidade de conhecer vários criatórios na costa fluminense. Fiquei muito entusiasmada com a ideia de podermos criar receitas usando como principal matéria prima, vieiras genuinamente brasileiras.

Brasil começa a criar Vieiras no Centro-Sul do país.
(foto: corbis.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário