segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paraíba, uma viagem por seus aromas, sabores e o encanto de sua gente


Em minhas andanças em busca de conhecimento sobre a cultura e a gastronomia brasileiras, sempre trago na bagagem experiências e aprendizados valiosos. Em cada visita descubro um ingrediente novo, uma forma de preparo diferente e aprendo coisas que nenhum livro didático pode me ensinar. A última viagem foi à Paraíba, em meados de julho, quando aproveitei para conhecer as famosas festas de São João e realizar minhas pesquisas para lançar o atual menu temático do restaurante Brasil a gosto.


E nesse espaço divido meus prazerosos e enriquecedores dias no Estado da Paraíba, conhecido como o lugar no Brasil onde o sol nasce primeiro.


Nessa temporada escolhi Campina Grande como base para me hospedar e, a cada dia, visitava uma cidade diferente. O roteiro começou pelo município de Queimadas. Lá estive numa Queijeira para conhecer a produção de queijo manteiga, a manteiga de garrafa e ver como se faz a nata. O almoço foi no restaurante O Bananal. Dentre os diversos pratos típicos, foram servidos bode guisado, queijo de coalho, carne de sol, feijão de corda e um prato chamado Picado, feito à base de sangue de boi endurecido, cortado em pedacinhos e servido com arroz, feijão, farofa, macaxeira e vinagrete.

Preparo da nata e queijo manteiga, em Queimadas
Também visitei a cidade de Areia, terra do artista Pedro Américo, que, entre outras obras, pintou o quadro Independência ou Morte, exposto no Museu Paulista. É uma cidade encantadora, lá conheci o alambique do Engenho Triunfo e vi o processo de produção da cachaça.
Cidade de Areia
Pedro Américo, fotos na casa que foi dele
Alambique do Engenho Triunfo
Sábado e domingo foram os dias de ir às feiras e mercados, meu passeio favorito. Fui à Feira de Campina Grande e ao Mercado da Prata e, em João Pessoa, à famosa Feira de Otizeiro. Na capital, também pude apreciar as receitas do Restaurante Mangai.
Carne de sol, farofa de ovo, feijão de corda
Galinha ao molho, macaxeira, ovo de capoeira
Picado no prato, queijo coalho grelhado, Restaurante Bananal
Feira de Campina Grande
Mercado da Prata

Feira de Otizeiro - João Pessoa

Nas cidades de Patos e Souza, estive na Fazenda Tamanduá, situada na divisa dos dois municípios, onde a agricultura biodinâmica é utilizada para o cultivo dos produtos. Lá é possível ver o processo de produção do queijo coalho, o plantio do arroz vermelho e o funcionamento de uma fazenda da região.

Como era época de festejos, o Parque do Povo, onde se realiza o maior São João do mundo, estava no roteiro de algumas noites com atrações, como o show de Elba Ramalho e a visita ao Sítio São João. Muito interessante, o sítio é a réplica de uma propriedade típica do antigo sertanejo paraibano e mostra seus principais elementos como o alambique, a bodega, a casa da farinha e claro, muito forró.
Parque do Povo

Sítio São João
Para finalizar a viagem, após várias idas à Feira de Artesanato, acompanhada pela gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa de Souza, pude conferir o trabalho dos artesãos locais para selecionar os artistas que estão expondo suas peças no restaurante, durante os três meses em que o Menu Paraíba estiver em cartaz.
Feira de Artesanato
E na visita a esse acolhedor Estado tive muitos anfitriões, aos quais agradeço o carinho e hospitalidade. Entre eles o casal Marcelo Maia e Lorena, Ladjane Barbosa de Souza, o Senador Cássio de Lima e sua esposa Silvia e toda equipe, que, com a simpatia dos paraibanos, tornaram minha viagem ainda mais rica.
Nesse restaurante, o Mororó, conheci o fotógrafo da exposição do Brasil a Gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário