quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cores e aromas se misturam nas feiras e mercados de Pernambuco




Quem visita Pernambuco e aprecia a variedade de frutas e quitutes dessa terra não pode deixar de ir às feiras livres e aos mercados municipais tanto da capital, quanto do interior. Seja pelo aspecto gastronômico, cultural ou arquitetônico, a experiência é imperdível.

No Recife, o Mercado São José, mais antigo do Brasil e tombado pelo Patrimônio Histórico, reúne em sua área de mais de 3.500m² itens como alimentos e ervas diversas, além de artesanato de barro, corda e palha. O local também é ponto tradicional no comércio de peixes e frutos do mar. Ainda na capital, é possível visitar os mercados da Boa Vista, da Encruzilhada e de Santo Amaro. Todos contam com restaurantes e bares que servem comida típica.

Ao seguir para o interior, encontram-se feiras espalhadas pela maioria das cidades. A mais conhecida delas é a Feira de Caruaru, que para o nordestino reúne de tudo e por isso ganhou o verso do compositor Onildo Almeida: ¨A Feira de Caruaru, faz gosto a gente vê. De tudo que há no mundo, nela tem pra vendê".  E não é exagero, tem mesmo de tudo! 

Em Gravatá, região serrana de Pernambuco, a feira livre é organizada por setores. Nela pode se apreciar as cores, aromas, sabores e sons que se misturam com o ir e vir dos passantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário