quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bolos pernambucanos revelam parte de nossa história



No menu dedicado a Pernambuco, o Bolo de rolo ganha versão de sorvete e é acompanhado pelo Bolo de noiva e a Cartola, tradicionais da região.

Muito saborosos, os famosos bolos pernambucanos trazem em seu recheio um pedaço da história desse estado. Desde a época da colonização, os senhores de engenho e suas sinhás se esbaldavam com os bolos e doces preparados nas cozinhas das casas-grandes. 

Nas mãos dos africanos, o milho e a mandioca cultivados pelos índios se misturavam ao açúcar e com uma pitada das tradições dos colonizadores, foram criadas receitas que integram um capítulo importante na culinária de Pernambuco. São vários os bolos que encantam o paladar, os mais conhecidos e apreciados são o Bolo de Mandioca, o Bolo de Noiva (inspirado na doçaria dos ingleses) e o Pé de Moleque (típico dos festejos juninos da região). 

Isso tudo sem falar nos tradicionais Souza Leão, cuja receita foi criada pela família de mesmo nome, e o imperdível Bolo de Rolo - um rocambole preparado com uma massa de espessura finíssima e recheio de goiabada derretida. Ambos têm tanta importância na história que foram reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário