quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Os sabores e saberes de Pernambuco

Em meados de maio, na companhia do sociólogo Carlos Dória e do fotógrafo Alexandre Schneider, realizei a terceira viagem para Pernambuco, um estado rico em sua história, cultura e também na gastronomia.

Em 10 dias de viagem passamos pela capital, por algumas cidades do interior e pelas praias do litoral. Reencontrei pessoas que conheci em outras viagens e estão presentes no meu livro, como Sr. Manuel e Dona Idene.

As feiras e mercados, onde se encontram os mais variados temperos e ingredientes, as queijarias para ver a produção do queijo manteiga e as vinícolas do Baixo São Francisco, fizeram parte do roteiro. Assim como a experiência de sair num barco de pesca às 5 horas da manhã, retornar às 6 da tarde e ao lado do chef André Saburó, do restaurante Quina do Futuro, ainda preparar um prato com a pesca do dia.

Na companhia de minha anfitriã Ana Rita Suassuna, pesquisadora da gastronomia sertaneja, pude apreciar a riqueza da doçaria de Pernambuco, principalmente os bolos. Numa tarde deliciosa com a boleira Vera Dantas, aprendi as receitas dos bolos típicos, entre eles o Souza Leão, de Noiva, Pé de Moleque, Grude e o Bolo de Rolo, quitutes até hoje presente nas mesas de café da manhã e da tarde dos pernambucanos.

É muito gratificante trazer na bagagem de cada viagem pelo Brasil, novos aprendizados e a certeza do valor da nossa gastronomia.

Receitas dos bolos devidamente anotadas

3 comentários: