quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um Natal bem brasileiro


Herança de nossos colonizadores e dos povos que passavam por aqui, o cardápio de natal do brasileiro é composto por receitas europeias ou americanas, que trazem a tradição de outras culturas. Caso do panetone, por exemplo, herdado dos italianos ou as frutas cristalizadas, hábito que veio dos Estados Unidos.

Nas grandes cidades, principalmente no sul, temos essa característica. Lá para cima, nas regiões norte e nordeste essa pratica não é tão cultivada, assim como no interior.

Sem neve e sob tórridos dias ensolarados em pleno verão, o Natal no Brasil pode ter um sabor diferente com farofa de milho, frango em vez de peru, e outras delícias da nossa culinária. Que tal colocar à mesa um natal bem brasileiro. Selecionamos algumas receitas para você se inspirar.



FRANGO CHEIO

1 frango inteiro com miúdos (aproximadamente 2 kg)
100 gr manteiga
30 gr tomilho
1 alho inteiro
q.b sal
q.b pimenta do reino
30 mL de mel

Farofa de miúdos:
Aproximadamente 50 gr do miúdo do frango (moela, coração e fígado)
100 gr bacon
80 gr cebola brunoise
1 dente de alho picado
50 gr azeitonas verde sem caroço
2 ovos cozidos
350 gr farinha de milho flocada
40 gr salsinha picada
100 gr de manteiga


Tempere o frango com sal e pimenta. Reserve os miúdos. Enquanto isso, prepare a farofa e deixe-a esfriar. Recheie a cavidade do frango com a farofa e feche com palitos de dente. Colocá-lo para assar com os ramos de tomilho, o alho com casca (apenas amassado) e os pedaços de manteiga por cima, cobrindo com papel alumínio. Assar no forno a 160o C por 1 hora. Depois de assado, tirar o papel aluminio e besuntar o frango o mel e deixar dourar em forno a 200oC
. 

Para o recheio
Numa panela, cozinhe a moela em água e sal e pique-a. Corte o fígado e o coração em pedaços pequenos e reserve. Em uma frigideira frite o bacon e os miúdos. Adicione a manteiga e frite a cebola e o alho. Junte as azeitonas e os ovos picados. Aos poucos, coloque a farinha de milho amarela. Desligue o fogo, junte a salsinha, acerte o sal e finalize a farofa com uma colher de sopa bem cheia de manteiga.



LEITOA ASSADA
1 leitoa de 8 a 10 kg
4 cabeças de alho
2 und de alho poró
2 talos de salsão
2 und de cenouras
2 und de cebola
1 ramo de tomilho
1/2 ramo de alecrim
2 folhas de louro
1 l de suco de laranja
800 ml de vinho branco
2 l de óleo para pururucar
q.b Sal grosso e pimenta do reino preta

Corte os ingredientes da marinada e junte: o alho, o salsão, o alho poró, as cenouras, cebolas e as ervas frescas. Tempere a parte interna da leitoa com sal grosso, pimenta do reino preta, vinho, os legumes
da marinada e o suco de laranja. Disponha a leitoa aberta com os temperos por no mínimo 24 horas. Após marinar, em uma assadeira coloque a leitoa com a pele para cima, cubra com papel alumínio e asse por 2 horas em forno a 160º C. Retire o papel e deixe dourar em forno a 200oC
. E então para finalizar, aqueça o óleo em uma panela e despeje sobre a pele da leitoa para pururucar. Sirva inteira. 


ARROZ DE NATAL

4 xícaras (chá) de arroz
90 gr de cebola em brunoise
2 dentes de alho picado
60 ml de óleo
150 gr de ervilha fresca
200 gr de milho verde congelado
300 gr de cenouras cozidas e em cubos
200 gr de vagem picada
80 gr de salsinha picada
80 gr de Uva Passas sem sementes pretas
80 gr de Uva Passas sem sementes branca
100 gr Castanha do Brasil picada
60 gr manteiga
q.b sal

Preparar o arroz normalmente refogando metade da cebola e do alho no óleo. Uma vez pronto, refogar na manteiga, o restante da cebola e do alho e depois a ervilha fresca previamente branqueada em água quente, a cenoura, a vagem, o milho, as uvas passas, a castanha do Brasil e então adicionar o arroz. Finalizar com a salsinha e ajustar os temperos. Se preferir, finalizá-lo no forno com queijo de sua preferência.


PUDIM DE LEITE

6 gemas
500 ml de leite condensado
300 ml de leite

Calda
500 gr açúcar

Passar as gemas pela peneira e juntar os demais ingredientes. Misturá-los com um fuet. Untar uma forma de pudim com calda de caramelo e despejar nesta a mistura do pudim. Assar em Banho Maria no forno a 180°C por cerca de 1h30min.



 MANJAR DE COCO

500 mL de leite
500 mL de leite de coco
350 gr de coco fresco ralado
6 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho

Calda
2 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
1 ½ xícara de ameixa seca sem caroço

Em uma panela, misture o leite (deixe um pouco reservado para diluir o amido de milho), o leite de coco, o coco fresco e o açúcar. Dissolva o amido de milho no restante do leite, mexendo bem e adicione a mistura. Mexendo sempre, deixe ferver. Lave uma forma de alumínio com água e deixe úmida. Despeje o manjar e leve à geladeira.

Calda
Misture o açúcar com 1 xícara de água e leve ao fogo até virar um caramel escuro. Adicione 1 xícara de água quente e junte as ameixas. Sirva sobre o manjar.



PAVÊ DE BRIGADEIRO

2 pacotes de bolacha champagne
leite para umedecer as bolachas

Creme Branco
2 gemas
1 colher de manteiga
3 colheres de açúcar
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite fresco
100 ml leite
3 col sopa de amido de milho

Bater na batedeira as gemas com o açúcar e a manteiga até ficar esbranquiçado. Então dissolver o amido de milho no leite, e levá-lo ao fogo com o leite condensado, o creme de leite fresco até engrossar. Uma vez pronto esperar esfriar um pouco e depois juntar a mistura de gema.

Brigadeiro

1 lata de leite condensado
150 gr chocolate meio amargo
2 col sopa de manteiga

Levar o leite condensado ao fogo com a manteiga e o chocolate picado. Ir mexendo sempre até engrossar, mas o brigadeiro não deve ficar no ponto de enrolar, tem que ter a consistência de um brigadeiro mole.

Montagem

Uma vez pronto, montar o pavê em copinhos individuais ou em um refratário de vidro grande. Começando com uma camada de bolacha umedecida no leite, outra de brigadeiro e creme branco. Repetir o processo e então decorar o pavê com raspas de chocolate e levar para gelar por pelo menos 3 horas.

Fotos: Ricardo D’Angelo/Prazeres da Mesa




Nenhum comentário:

Postar um comentário