segunda-feira, 10 de junho de 2013

Menu Yawanawá, uma homenagem da chef à gastronomia indígena



A riqueza da gastronomia brasileira, com sua fartura de ingredientes de aromas e sabores marcantes revela em cada canto do país, um hábito, um costume e uma maneira especial e própria de se preparar um alimento. E como em um só cardápio não seria possível apresentar toda essa variedade, a chef se dedica a criar a cada quatro meses um menu que traduza, pelo menos uma parte, dessa diversidade e assim proporcionar uma viagem gustativa pelo Brasil afora.

A cozinha do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste já foi celebrada em diversas versões de nossos menus especiais, para essa próxima edição, a homenagem é para a culinária indígena, com o Menu Yawanawá, lançado a partir de amanhã, no Brasil a gosto.

A inspiração para sua criação veio após a experiência da chef na Aldeia Nova Esperança, no Acre, divisa com a Bolívia e o Peru. Lá, vivenciou durante vinte dias a rotina desses índios caçadores, que resultou em saborosos e criativos pratos, assinados em parceria com a chef Ligia Tavares, primeira integrante do restaurante a criar um cardápio sazonal em parceria com a chef.

O Bolinho de banana com pirarucu desfiado é servido como petisco; para a entrada, bastante sugestiva para os dias frios, as chefs apresentam a Sopa de mandioca com queixada desfiada e milho crocante. Entre os pratos principais estão o Pintado na folha de bananeira com pirão de ervas amazônicas e banana assada e a Paca, muito consumida pelos índios, seu pernil e o lombo são preparados com azeite de urucum, servidos com abacaxi grelhado e farinha Uarani no tucupi. Essa opção é para ser compartilhada entre duas pessoas. Para finalizar, o Pudim de banana nanica com castanha do Brasil e beiju de tapioca é uma licença poética das chefs, já que os índios não tem o hábito de comer doce.

Pintado na folha de bananeira com pirão de ervas amazônicas e banana assada

Nenhum comentário:

Postar um comentário