quarta-feira, 17 de julho de 2013

A cozinha Yawanawá, seus ingredientes e técnicas de preparo

Nos mais de mais de vinte dias que passou na aldeia dos Yawanawá e com a ajuda das índias Ana Luiza e Marizete, sempre dedicadas a mostrar seu dia a dia, a chef pôde conhecer e vivenciar os costumes, principalmente os culinários, destes índios que vivem num pedaço desse enorme Brasil.

A alimentação deles tem como base a pesca rudimentar e a caça, ambas preparadas usando a técnica de moquear, complementadas com ingredientes como a mandioca, o milho, a banana, usada em diversos pratos e outras frutas como o delicioso abacaxi, um dos mais doces que Ana Luiza já experimentou. Tudo sempre servido em cumbucas e em folhas de bananeira.  A caiçuma, bebida preparada com mandioca fermentada pelas mulheres da tribo é também bastante consumida, especialmente nas comemorações.

Além de conhecer os alimentos, as técnicas para o processamento e conservação foram outras lições aprendidas. Na tribo nada é frito, tudo é cozido e também não se usa sal, açúcar e não se consome doces.


Para elaborar o menu especial servido no Brasil a gosto, a chef foi fiel aos principais hábitos culinários da cozinha Yawanawá. Pequenas adaptações foram necessárias, como o uso do sal e a criação de uma sobremesa para finalizar a refeição, um hábito muito forte em nossa cultura alimentar.

(foto Lucas Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário