quinta-feira, 4 de julho de 2013

A experiência de vivenciar a cultura e hábitos culinários dos índios Yawanawá

Em janeiro de 2013, a convite do designer Marcelo Rosenbaum, idealizador do projeto AGT - A Gente Transforma, realizei uma experiência sensacional. Durante vinte dias vivenciei o dia a dia dos índios yawanawá, na aldeia Nova Esperança, localizada no Acre, na divisa com o Peru e a Bolívia, conhecendo seus costumes, cultura e tradições culinárias.
Com a equipe interdisciplinar do AGT, formada por designers, fotógrafos, arquitetos, construtores visuais, pensadores e gestores, partimos numa viagem de mais de 22 horas até chegar ao destino. Foram seis horas de avião até Rio Branco, mais dez horas de ônibus para Tarauacá e outras sete de lancha voadora.

Ao chegar, nossa equipe foi recepcionada pelos índios, que entoavam seus cantos e se vestiam com palhas e Keñes (grafismos) adornando seus corpos pintados com urucum e jenipapo. A sensação de surpresa e emoção se misturou ao cheiro da resina sagrada queimando no centro da roda dançada, no terreiro do cacique, num ritual de purificação para espantar a energia da cidade.

No período que passamos na aldeia, pude conhecer melhor a cozinha do Povo da Queixada, tradução de Yawanawá para o português. Para isso, contei com a ajuda da índia, coincidentemente chamada Ana Luiza e Marizete, outra índia adotada como nossa dinda, que a cada dia preparava uma comida diferente.

Em novas postagens falaremos sobre os hábitos alimentares, a rotina e as curiosidades desses índios caçadores. Confiram. 

Tribo Yawanawá (foto: Lucas Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário